Resenha do livro Cidade das Cinzas + comentário sobre o filme


           Nos últimos anos as livrarias foram invadidas por romances sobre vampiros, lobisomens, anjos caídos e até algumas novas criaturas inventadas nesse meio tempo, eu mesma fui uma das vitimas dessa invasão e acredito que muitos de vocês também foram! A resenha de hoje é sobre um livro que eu já tenho e li faz alguns meses e mesmo assim não deixa de fazer sucesso.
          Da série Instrumentos Mortais, a obra Cidade dos Ossos.
          É o primeiro livro da série, seguido por outros cinco (se eu não me engano) e outra série complementar chamada As Peças Infernais, da escritora Cassandra Clare.
          A história gira em torno da vida de Clarissa Fray, que acredita ser uma adolescente normal até sua mãe ser sequestrada por Valentim, nessa sequência Clary - como é constantemente chamada - conhece os Caçadores de Sombras, homens e mulheres responsáveis por matar demônios e manter a ordem sobre os seres do Submundo (lobisomens e vampiros), Clary também descobre ser uma Caçadora.
         Ao longo do livro ela enfrenta vários dramas, além do sequestro de sua mãe, o amor que Simon (seu melhor amigo) começa a revelar ter por ela, além de Jace, um dos caçadores por quem ela acaba se apaixonando.
        A obra também aborda temas como o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.
        Na minha opinião, foi um livro que me surpreendeu, e muito, achei algo completamente diferente de todos os outros livros nesse mesmo tema, Cidade dos Ossos é uma obra empolgante, com cenas de tirar o folego e uma narração de vários pontos de vista que faz o leitor entrar dentro do livro e realmente se imaginar caçando demônios em New York!
       É uma ótima dica de leitura para qualquer pessoa que esteja cansada da mesmice dos livros de vampiros, lobisomens e bruxos.


        A adaptação cinematográfica da obra foi lançada no Brasil em agosto, juntamente com o segundo filme da franquia de Percy Jackson, o elenco conta com atores como Lily Collins (Clary Fray), Jamie Campbell Bower (Jace Wayland) e Kevin Zegers (Alec Lightwood).
       Quando eu vi o filme no cinema achei uma adaptação razoavelmente fiel, sem grandes mudanças na história ou qualquer acréscimo exagerado, mas admito que senti falta de algumas cenas irônicas do Jace e também da própria ironia do personagem, o Jace que nos foi apresentado nos cinemas é tremendamente romântico, até pode ser considerado gentil, no início do filme até houveram algumas tentativas sarcásticas, mas elas desapareceram completamente ao longo do filme, e quem leu os livros sabe que o sarcasmo é uma das características mais marcantes do personagem.
       Outra coisa que não pode deixar de ser comentada é a trilha sonora do filme, simplesmente perfeita! Mas a música mais marcante sem nenhuma dúvida foi Heart by Heart, da Demi Lovato, música que ela fez especialmente para o filme, e que arrancou muitas lágrimas (inclusive as minhas) na cena em que o Jace leva a Clary para conhecer o jardim do Instituto.
      O segundo livro da série também terá uma adaptação cinematográfica que estava prevista para 2014, mas as gravações foram adiadas e eu não sei exatamente qual a nova data de estréia de Cidade das Cinzas.
    Vamos encerrar o post (e 2013) corretamente com o Jamie cantando e tocando!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário